Meu cão não quer comer, o que fazer?

Se seu cão recusa comida, observe os sinais de falta de apetite que podem variar de estresse a problemas de saúde. Veja os possiveis motivos que isso está acontecendo aqui nesse post.
Cachorro não quer comer
Sumário

Planos Personalizados

Calcule agora a quantidade diária ideal para seu pet.

Se o cão não quer comer, é preciso observar e tentar entender os sinais que estão associados à falta de apetite do seu amigo. Assim como nós humanos, diversos fatores podem afetar a vontade de comer. Estes fatores podem variar de problemas menores a grandes problemas de saúde subjacentes. 

Se o seu cão rejeita comida e está tendo sintomas como vômitos, diarreia e letargia, entre em contato com seu veterinário imediatamente, pois seu amigo pode ficar rapidamente desidratado se não for logo tratado.

Agora, se seu cão está perdendo o apetite e parece estar bem, essa diminuição do apetite pode estar relacionada a fatores como estresse, tristeza ou ele simplesmente pode não gostar da comida que está sendo ofertada para ele. Somente o seu veterinário poderá determinar com precisão se a falta de apetite é motivo de preocupação.

Quais são as principais causas da perda de apetite em cães?

Se o seu amigo está rejeitando a comida, alguns fatores podem estar contribuindo para essa perda de apetite. Portanto, é importante ficar alerta e observar o comportamento do seu cão. Entre em contato com o veterinário em caso de maiores dúvidas e preocupações.

Algumas das causas mais comuns da perda de apetite em cães são:

  1. Dor

Assim como nós, os humanos, os cães, quando estão com dor, podem rejeitar uma ou mais refeições, a depender da intensidade dessa dor. Dores nas costas e no pescoço são uma causa bem comum relacionada à perda de apetite em cães, assim como os problemas dentários. Isso acontece porque a dor nos dentes ou na gengiva podem tornar a mastigação mais difícil e desconfortável, fazendo com que o cachorro tenha menos vontade de comer. 

  1. Estresse, ansiedade, tristeza

Alguns sinais de alteração comportamental em cães são característicos, e a falta de apetite é um sintoma característico de que algo não vai bem.

Quando o seu cão não come nada em meio a uma situação de estresse, a falta de apetite pode estar relacionada a acontecimentos como mudança de ambiente, solidão excessiva, chegada ou partida de um novo bichinho, falta de alguém próximo, entre outras possibilidades. 

No caso de mudanças de rotina, procure sempre fazer essa transição de maneira gradual. Procure passear e brincar com seu cão, sempre que possível, lembre-se que seu amigo precisa de atenção!

  1. Problemas gastrointestinais

Doenças gastrointestinais como gastrite, pancreatite ou doença inflamatória intestinal, podem causar sintomas como náusea, vômitos, diarreia e desconforto abdominal, levando à perda de apetite. Se você observa esses sintomas, leve seu amigo ao veterinário, para melhor identificar o problema e suas causas, bem como prescrever o tratamento adequado.

  1. Adoecimento

Doenças hormonais infecções, doença do carrapato, Leishmaniose e outras doenças podem afetar diretamente na vontade de comer do seu amigo. Essas condições aparecem normalmente com outros sintomas, tais como: sede excessiva, prostração, febre, vômitos, diarreia, dentre outros, podem indicar que o seu cão esteja doente. Por isso, é importante que você realize as visitas periódicas ao veterinário para acompanhar a saúde de seu amigo. Assim como nós, seres humanos, seu pet precisa de um acompanhamento e orientações quanto ao seu desenvolvimento saudável.

  1. Seu cão pode simplesmente não gostar da comida que você está oferecendo a ele

Se o seu cão não comer a comida, certifique-se de que não há nada de errado com ela. Verifique a data de validade na etiqueta, verifique a cor e o cheiro.

Se o cheiro não for agradável, a chance de seu amigo rejeitar a alimentação é grande, pois possuem o olfato mais desenvolvido do que o paladar. Além disso, mudanças repentinas da dieta de seu cão também podem afetar em seu apetite.

Nesse caso, tente introduzir a nova comida gradualmente, misturando-a com a antiga para uma transição suave. Por fim, verifique se a forma de armazenamento da comida de seu pet está correta. Se a comida perde o cheiro, o sabor ou está velha, isto pode contribuir para que seu cão a rejeite.

O que fazer quando meu cão não quer comer?

Caso você observe que seu amigo esteja rejeitando a alimentação e você esteja seguro   de que o alimento esteja em condições de uso, tente algumas das opções abaixo:

  • Aqueça a comida;
  • Ofereça alimentos com cheiro forte, lembre-se que o olfato de seu amigo é bem desenvolvido
  • Experimente diferentes marcas de ração, 
  • Ofereça alimentos naturais para cães. Para isso é importante consultar o seu veterinário sobre o que pode oferecer ou não ao seu cão, ou contate uma empresa especializada em alimentação natural para cães. Conheça nossos serviços clicando aqui!
  • Diminua a oferta de petiscos antes das refeições
  • Mantenha a rotina de seu amigo e certifique-se que a comida dele esteja em boas condições de uso!

Lembre-se, se o seu cão não se alimenta por mais de 24horas, leve-o ao veterinário! Só um profissional poderá determinar a razão pela perda de apetite repentina!

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa