Se você tem um cachorro, é bem provável que já tenha se deparado com aquelas famosas lambidas que ele tanto gosta de dar. Muitas vezes, esse comportamento pode parecer apenas uma demonstração de carinho, mas você já se perguntou por que os cachorros lambem os donos?
Existem diversos motivos que levam os cachorros a fazerem isso, e nem todos estão relacionados ao afeto. Neste post, vamos explorar 6 razões pelas quais os cachorros lambem os donos, ajudando você a entender melhor o comportamento do seu amigo de quatro patas.
1. Demonstração de afeto
Um dos motivos mais comuns pelos quais os cachorros lambem os donos é para demonstrar afeto. Para os cachorros, lamber é uma forma de expressar carinho e mostrar que gostam de você. É uma maneira de reforçar o vínculo entre vocês, semelhante aos beijos humanos. Esse comportamento é aprendido desde filhote, quando a mãe lambe os filhotes como forma de cuidado e afeto.
Quando um cachorro lambe seu dono, ele está tentando replicar esse comportamento de cuidado e conexão, mostrando o quanto ele se importa com você. Assim, quando os cachorros lambem os donos, eles estão expressando o vínculo emocional que sentem.
2. Forma de comunicação
Lamber também é uma forma de comunicação para os cachorros. Eles não conseguem falar, então utilizam as lambidas como uma maneira de se expressar. Pode ser que seu cachorro esteja tentando chamar sua atenção para algo, como a necessidade de água, comida, ou simplesmente para pedir carinho.
As lambidas podem significar que ele está tentando se comunicar com você, mostrando que precisa de algo ou que está tentando interagir. Por isso, quando os cachorros lambem os donos, é importante prestar atenção ao contexto para entender o que eles querem dizer.
3. Instinto de limpeza
Os cachorros também lambem por instinto de limpeza, algo que é natural em muitos animais. Assim como os gatos se limpam lambendo o próprio corpo, os cachorros também fazem isso, tanto para se limpar quanto para cuidar de outros membros da “matilha”, que, nesse caso, inclui você.
Quando os cachorros lambem os donos, eles podem estar tentando ajudá-los a se limpar, da mesma forma que fariam com outro cachorro. Esse comportamento é instintivo e está relacionado ao cuidado e proteção dentro do grupo familiar.
4. Exploração do ambiente
Os cachorros exploram o mundo de várias maneiras, incluindo o uso do olfato e do paladar. Quando os cachorros lambem os donos, eles também estão explorando sabores e cheiros. A pele humana pode ter diferentes gostos, dependendo dos produtos que usamos (como cremes ou sabonetes) e até mesmo do nosso suor.
Lamber ajuda o cachorro a coletar informações sobre você e sobre o ambiente ao seu redor. Essa é uma maneira que eles têm de entender o mundo, utilizando os sentidos para explorar e conhecer mais sobre tudo que os cerca. Para mais dicas sobre o comportamento canino, confira nosso artigo sobre como calcular a idade do cachorro.
5. Redução do estresse
Lamber pode ser uma forma de aliviar o estresse ou a ansiedade do cachorro. Assim como nós humanos temos comportamentos que nos ajudam a relaxar, como abraçar alguém ou até mesmo comer um alimento reconfortante, os cachorros encontram conforto em lamber.
Quando os cachorros lambem os donos, esse comportamento pode liberar endorfinas, que são substâncias responsáveis por promover uma sensação de bem-estar e relaxamento. Quando seu cachorro está ansioso ou em uma situação que o deixa desconfortável, ele pode começar a lamber para se acalmar e se sentir mais seguro.
6. Reforço positivo
Muitas vezes, os donos acabam incentivando o comportamento de lamber sem perceber. Quando os cachorros lambem os donos e recebem atenção em troca, seja um carinho, um sorriso ou até mesmo uma repreensão, eles entendem que as lambidas geram uma resposta do dono. Isso é um tipo de reforço positivo, em que os cachorros associam a lambida a uma consequência agradável.
Dessa forma, eles continuarão lambendo para obter a atenção que desejam. Se você costuma recompensar seu cachorro quando ele lambe, mesmo que seja apenas com um afago, isso pode fazer com que ele continue com esse comportamento, pois os cachorros lambem os donos em busca de atenção.
Os cachorros lambem os donos por diversos motivos, e é importante entender o contexto para saber o que o seu amigo de quatro patas está tentando comunicar. Seja para demonstrar carinho, se comunicar, se limpar, explorar o ambiente, aliviar o estresse ou até mesmo porque foi incentivado sem querer, esse comportamento é natural e faz parte da forma como os cachorros interagem com o mundo e com as pessoas que amam.
Embora as lambidas sejam geralmente inofensivas, em alguns casos elas podem ser excessivas e indicar um problema, como estresse elevado ou uma condição de saúde. Se os cachorros lambem os donos de forma compulsiva, é recomendável buscar orientação veterinária para garantir que eles estão saudáveis e bem.
E você, o que acha das lambidas do seu cachorro? Você sabia que os cachorros lambem os donos por tantos motivos diferentes? Compartilhe nos comentários como é a relação do seu cachorro com as lambidas e se algum desses motivos faz sentido para o comportamento dele! Além disso, confira os petiscos para cachorros da Rangout para premiar seu amigo de quatro patas de forma saudável.