Causas e sintomas de desidratação em cães
O cuidado com a saúde de nossos pets é muito importante para um desenvolvimento saudável, por isso em momentos de desitratação, é importante saber fazer o soro caseiro para cães.
Como nossos amigos são sensíveis a mudanças repentinas de rotina e alimentação, a importância de mantê-los hidratados é fundamental.
Alguns problemas de saúde podem levar à desidratação de seu cão, seja por ele não beber água ou se alimentar bem o suficiente durante o dia, por dias muito quentes, por um excesso de exercícios ou por alguma doença adjacente que esteja presente.
Por isso é sempre importante consultar o seu veterinário no caso de perda de apetite ou qualquer outro comportamento que o preocupe! Afinal, a saúde de nossos amigos é nossa responsabilidade.
Alguns cães são mais propensos à desidratação do que outros. Por exemplo, Pugs e outras raças de cães braquicefálicos podem ter uma menor tolerância ao exercício, o que significa que podem ficar exaustos mais rapidamente.
Independentemente da raça, certas condições de saúde como obesidade, doença renal e outras podem fazer com que um cão fique desidratado com mais facilidade.
Os sintomas típicos de desidratação em cães incluem:
- Perda de elasticidade da pele (você pode testar esticando a pele do animal. Caso ela não volte rapidamente, significa que o seu amigo está com problemas)
- Mucosas pálidas
- Língua seca
- Depressão
- Olhos secos ou com aparência de arregalados
- Falta de apetite na hora das refeições
- Respiração comprometida ou mesmo dificuldade para respirar
- Coração batendo aceleradamente
- Letargia
Outro sinal importante para se averiguar se o seu amigo está desidratado, é apertando levemente as almofadas da pata e observando o tempo que leva para que esta retome à cor normal.
Se esse tempo é demorado, isso pode indicar uma diminuição no suprimento de sangue ao local, indicando um sinal de desidratação.
Por que eu devo me preocupar com a desidratação em meu cão?
A perda de fluidos corporais, assim como nos seres humanos, leva à perda de eletrólitos. Estes compostos desempenham papel importante na manutenção e funcionamento do organismo de seu cão.
Assim, a perda de eletrólitos pode levar a uma série de alterações em reações químicas importantes para o funcionamento adequado do organismo de seu cão, podendo levar a um estado grave de desequilíbrio no corpo, algo que pode ser fatal.
Posso dar soro caseiro para o meu cão?
Sim. O soro caseiro para cachorro é um composto que pode ser muito útil para o animal em diversas situações, especialmente se você observa algum sinal de desidratação, pois este é uma solução simples que pode ajudar a repor eletrólitos perdidos por seu amigo.
No entanto, é também importante que você saiba diferenciar situações que são graves e, portanto, não podem ser remediadas em casa. Se você observa que o seu amigo está prostrado, letárgico e que apresenta vômitos e diarreia, não hesite em leva-lo imediatamente ao veterinário.
Agora, se você observar que antes de levar ao veterinário, ou que os sintomas são leves e que o soro caseiro pode ser eficiente, abaixo listamos o passo a passo de como preparar o soro caseiro para seu cão. Ainda assim, é importante observar o comportamento de seu amigo, ok? Lembre-se de que somos os maiores responsáveis por sua saúde!
Como fazer soro caseiro para cães?
- Ferva 1 litro de água até que ela entre em ebulição.
- Desligue o fogo e coloque a água em um recipiente de vidro (não use plástico).
- Adicione os seguintes ingredientes:
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
- Misture bem com uma colher.
- Espere esfriar e ofereça ao seu cachorro.
Qual a quantidade de soro caseiro devo oferecer ao meu cão?
É importante estar atento ao porte e peso do animal, mas no geral, opte por não oferecer mais do que 500 ml de soro caseiro por dia, priorizando apenas quando o cão realmente precisar. Assim como qualquer medicação, o soro caseiro em excesso também pode gerar consequências negativas. Por isso é importante sempre consultar o seu veterinário quanto às quantidades diárias e necessidade de oferta de soro caseiro ao seu cão. Em média, as quantidades abaixo são suficientes:
- Cães de pequeno porte: cerca de 200 a 300 ml de soro por dia.
- Cães de porte médio: 300 a 500 ml soro por dia.
- Cães de porte grande e gigante: 500 a 750 ml soro por dia.
Lembre-se de que o soro caseiro para cães não substitui o cuidado veterinário, mas pode ser útil em casos leves de desidratação. Se o problema persistir ou for grave, consulte seu veterinário.