Esse medicamento é bem utilizado por humanos, mas eu posso dar dipirona para cachorro?
A dipirona é um dos medicamentos mais utilizados no Brasil, pois suas propriedades anti-herméticas e analgésicas, atuando na redução da produção de substâncias no corpo responsáveis por causar dor ou febre.
A resposta é sim! Todavia, somente quando o médico veterinário receita-la, ok? Pois sem recomendação veterinária, pode trazer efeitos colaterais, como vômitos, diarréia, gastrite e intoxicação.
Ainda, é importante que você tenha certeza absoluta que o cachorro não apresenta hipersensibilidade à dipirona.
É extremamente importante cumprir todas as recomendações do veterinário quanto ao uso da dipirona para cachorro para evitar uma intoxicação ou overdose do animal e ter em atenção o seu peso e historial clínico e identificar a causa da dor.
Para que serve?
A dipirona é especialmente indicada para o controle da dor em cães nos seguintes casos:
- Dor visceral, incluindo cólicas.
- Dor associada a condições oncológicas.
- Dor pós-operatória.
- Dor relacionada ao sistema musculoesquelético, como artrite, condições reumáticas, neuralgia e lumbago.
Como dar dipirona para cachorro?
A forma como a dipirona será administrada vai depender de cada pet. Às vezes, a dipirona em gotas para cães pode ser a melhor alternativa.
Porém, se o volume for muito grande, a dipirona em comprimido para cães será recomendada.
Se você já passou pela etapa de dar remédio para cachorro, sabe quão difícil pode ser fazer com que ele aceite o medicamento.
Na maioria das vezes, é preciso prendê-lo, enganá-lo e até apertá-lo para garantir que ele tome tudo.
O importante é ter paciência e testar vários métodos até que você consiga encontrar a melhor forma de dar remédios para seu amigo.
Normalmente, a forma em gotas é mais fácil de aplicar, pois pode ser dada em uma seringa, misturada com água ou patê, além de ser mais fácil de dosar.
Se você optar pela seringa, coloque a seringa com a dipirona e um pouco de água no canto da boca de seu amigo e aplique suavemente.
Para que você tenha certeza que o seu cachorro tomou o medicamento, esfregue suavemente o seu focinho dele para estimulá-lo a engolir.
Ao terminar de dar a medicação para seu amigo brinque com ele para criar uma memória afetiva positiva.
Caso você e o médico veterinário optem por dar o comprimido, tente embrulhá-lo em um pedaço de petisco, presunto, ou algum alimento que ele goste e que possa ingerir.
Tenha paciência com seu amigo, não o force, pois como uma criança, ele pode associar essa experiência em algo desagradável!
Dose indicada de dipirona para o cachorro?
Como referência padrão, os veterinários costumam indicar uma gota de dipirona 500 mg por quilo de peso com o cachorro, com limite de até 35 kg.
Se um cachorro pesa 5 kg, ele deve receber cinco gotas; se pesa 12 kg, 12 gotas. E assim por diante.
A regra vale apenas para cães adultos e saudáveis.
No caso de seu amigo ser muito grande, é bem provável que o veterinário prescreva outros medicamentos, pois o limite é de 35 kg.
Embora a dipirona seja relativamente segura para seu amigo, ela é metabolizada no fígado, excretada através da urina e pode provocar reações adversas quando ingerida com outros medicamentos, por isso deve ser usada com cuidado e sob vigilância, especialmente em cachorros com problemas no fígado, nos rins ou no sistema digestivo.
Também deve ser utilizada com cuidado em animais mais velhos ou muito debilitados.